O que é Geração Distribuída e como é possível economizar com a energia renovável?
A Geração Distribuída, ou mais conhecida pela sua sigla GD, é uma modalidade de geração de energia, que se caracteriza por ser gerada no local de consumo ou próxima ao local, uma forma de produzir energia elétrica descentralizada.
Diversas fontes de energia podem ser usadas, mas pela sua característica de ser uma geração menor e local, é mais comum a predominância da fonte solar, o que reflete o destaque do Brasil ao atingir a marca do 6º lugar em geração de energia solar no ranking global em 2024.
Neste artigo, vamos explicar o que é a Geração Distribuída, como ela funciona, quais são os seus tipos, vantagens e desvantagens e como a Raízen Power pode ajudar sua empresa a ter acesso à energia renovável com mais economia com esse modelo. Acompanhe!
Leia mais...
Como funciona a Geração Distribuída?
Legenda: Usina solar administrada pela Raízen Power localizada em Bocaiúva, Minas Gerais
A partir da Lei 14.300 o Marco Legal da Geração Distribuída foi instituído no Brasil. Essa legislação, de 6 de janeiro de 2022, estabelece a regulação da micro e minigeração distribuída de energia.
Em 2012, esse mercado foi criado por meio de uma resolução normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a REN 482. Essa regulação definiu as regras básicas da categoria, depois aperfeiçoadas pela REN 687 de 2015, incluindo a definição da potência máxima de 75 kW para sistemas de microgeração e de 5 MW para minigeração.
A sanção da Lei 14.300 promove algumas alterações nessa regulação para o mercado de GD no país, relacionado ao sistema de compensação de créditos. Uma nova regra tarifária, que levará em conta os custos e benefícios do segmento ao setor elétrico.
Desde 2013, o mercado percebe um notável crescimento da Geração Distribuída no país. De acordo com a Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), o crescimento desse modelo com fontes solares cresce mais de 200% ao ano.
Só esses projetos representam 20% da capacidade instalada da matriz elétrica – entre sistemas centralizados e distribuídos -, evitando a emissão de cerca de 60,6 milhões de toneladas de CO₂.
Já os dados mais recentes apresentam que o Brasil ultrapassou a marca de 50 GW de potência instalada em usinas de fonte solar em 2024, sendo 36 GW em micro e minigeração distribuída. Esse dado representa cerca de 5 milhões de unidades consumidoras que já recebem créditos de economia em energia nas modalidades de GD, sendo principalmente residências, prédios e estabelecimentos comerciais.
Esses números são reflexo de diversos fatores, incluindo a redução nos preços dos painéis solares, o aumento nas tarifas de energia e políticas governamentais favoráveis.
A Geração Distribuída pode desempenhar um papel fundamental na transição do Brasil para uma economia de baixo carbono, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa e diminuindo a dependência das fontes não-renováveis de energia.
Mas, afinal, como funciona na prática?
A GD funciona por meio do Sistema de Compensação de Energia Elétrica, permitindo que o consumidor passe a gerar a sua própria energia, seja no próprio local de consumo ou em um local próximo, desde que seja na mesma área da distribuidora local. Assim, o consumidor conta com uma compensação da energia elétrica na conta de luz, o que pode gerar uma série de vantagens. Confira:
Redução de custos na conta de luz
Ao gerar a própria energia, o consumidor passa a não depender 100% da energia da distribuidora, podendo ter redução de custos com a sua conta de luz.
No modelo de Geração Distribuída Compartilhada, como o Clube Power, é possível economizar até 20% na conta de luz. Saiba mais sobre essa solução e aproveite para solicitar uma simulação da economia para o seu negócio aqui.
Uso de energia limpa
Outra vantagem da Geração Distribuída é o uso de fontes de energia limpa, que contribuem significativamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa. As principais fontes desse modelo são:
-
Energia Solar: radiação solar para gerar eletricidade com painéis fotovoltaicos;
-
Biogás: produzido a partir da decomposição de matéria orgânica, convertendo resíduos em uma fonte de energia eficiente e sustentável;
-
Biomassa: utilizando resíduos agrícolas e industriais para gerar eletricidade, promovendo o ciclo de reaproveitamento de materiais;
-
Pequenas Centrais Hidrelétricas: utilizando a força da água para gerar eletricidade de forma contínua e sustentável.
Proteção das oscilações das bandeiras tarifárias
Além da economia e sustentabilidade, a Geração Distribuída pode proteger o consumidor contra as oscilações das bandeiras tarifárias. No Brasil, as tarifas de energia elétrica podem variar mensalmente devido a mudanças nas condições de geração de energia, como a escassez de chuvas que afeta as hidrelétricas.
Isso resulta em maior previsibilidade e controle sobre os custos com energia elétrica. Para isso, é muito importante o consumidor fazer uma análise do seu consumo.
Quais são os modelos de Geração Distribuída?
Com a Resolução Normativa nº482/2012, da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), foi estabelecida as condições regulatórias para a inserção da Geração Distribuída na matriz energética brasileira, apresentando as seguintes definições:
-
Microgeração Distribuída: sistemas de geração de energia renovável ou cogeração qualificada conectados à rede com potência até 75 kW;
-
Minigeração Distribuída: sistemas de geração de energia renovável ou cogeração qualificada conectados à rede com potência superior a 75 kW e inferior a 5 MW.
Nesses conceitos, a ANEEL divide a Geração Distribuída em 4 tipos, de acordo com o modelo de compensação, conheça cada um a seguir:
Como posso contratar a Geração Distribuída com a Raízen Power?
Se você quer economizar na conta de energia e colaborar com um futuro mais sustentável, a Raízen Power é a escolha certa. Com o Clube Power, você tem acesso a uma solução simples e inovadora, que traz todos os benefícios da Geração Distribuída Compartilhada sem complicações e com a segurança de contar com uma marca referência no mercado.
O que é o Clube Power?
O Clube Power é a solução de Geração Distribuída Compartilhada da Raízen Power, pensada para simplificar seu acesso à energia renovável.
Com o Clube Power, você pode economizar na sua conta de luz gerando a sua própria energia, sem precisar fazer nenhuma obra ou instalar placas solares no seu imóvel.
Quer saber mais? Confira a nossa playlist no YouTube e fique por dentro das vantagens!
Como fazer parte?
Contratar a Geração Distribuída Compartilhada da Raízen Power é super simples.
Primeiro, você precisa identificar se está dentro dessas características:
-
Pertencer ao Grupo B (baixa tensão) nos subgrupos B1, B2 ou B3
-
Ter uma conta de energia entre R$250 a R$7.000
-
Ter a conta de luz atrelada ao CNPJ
-
Estar em uma área atendida pela Raízen Power
Presente em mais de 16 estados com cobertura em 3 mil municípios, confira na imagem abaixo onde estamos disponíveis com o Clube Power:
Depois, basta entrar em contato com a nossa equipe e enviar uma conta de luz atualizada para receber uma proposta. Sem precisar se preocupar com instalação de placas solares ou custos inesperados com manutenção em seu imóvel, você pode economizar e contribuir para um futuro mais sustentável de forma prática.
Faça como o Dilan Carvalho, síndico do condomínio residencial Verona, e seja um cliente Power. Ao assinar com a Raízen Power, a relevante construtora do interior de São Paulo, conseguiu reduzir seus custos com energia, além de neutralizar sua pegada de carbono e melhorar sua eficiência energética operacional.
Essa colaboração entre a Raízen Power e o Condomínio Residencial Verona serve como um excelente exemplo de como empresas podem trabalhar juntas para alcançar objetivos de sustentabilidade, beneficiando também a saúde operacional e econômica da empresa.
SAIBA MAIS
Confira detalhes sobre esse case de sucesso aqui.
Gostou deste conteúdo? Então, traga mais sustentabilidade com potencial de economia para o seu negócio com o Clube Power, a solução de Geração Distribuída Compartilhada da Raízen Power!